O que é e como aplicar a metodologia 8D (PROBLEM SOLVING), para solução de problemas.

Você sabe o que é e como aplicar a metodologia 8D para solução de problemas em sua empresa?

O que não é novidade para ninguém!Em todos os processos de fabricação é provável que podem ocorrer problemas. Umas vezes esses problemas são detectados internamente; outras, infelizmente, apenas no cliente.

E se umas vezes as causas dos problemas – e respectiva solução – são óbvias, entretanto outras vezes não existem certezas, nem quanto à causa, nem quanto à forma de os resolver.

Outras vezes ainda, trata-se de problemas repetitivos, visto que – ou o que significa que ou nunca foram verdadeiramente resolvidos ou então nunca se chegou verdadeiramente à causa de raiz do problema. De acordo com a gestão moderna são desenvolvidos utensílios de análise e resolução em equipe – a chamada Resolução Participativa : o diagrama “causa-efeito”, os “5 Porquês”, o Brainstorming…

O problema é que, quando utilizados, tendem nesse sentido a ser aplicados de forma avulsa e sem ligação entre si, não só o que limita acima de tudo o âmbito bem como eficácia dos resultados.

Os 8’D (do inglês, 8 DO’s – isto é – 8 Ações), são uma metodologia  complementar e simultaneamente integradora de todos os métodos por isso  têm revelado sem dúvida mais eficazes, sendo assim adicionalmente  introduz duas vertentes fundamentais em caso de problemas de fabrico de tal forma que já que procuram meios de sobretudo assegurar o fluxo de produtos ao mesmo tempo que proporcionam ações de proteção do cliente.

Quais os comportamentos esperado de um facilitador da soluções de problemas?

1 – Ter vontade de implementar a metodologia 8D.

Sentir-se motivado para participar das atividades de solução de um problema já que:

a) Problema está diretamente ligado a sua área de responsabilidade ou atuação.

b) Problema requer urgentemente uma solução, uma vez que, avaliado em termos financeiros, está ocorrendo perdas danosas para o processo.

c) Os superiores na organização estão interessados com o intuito de uma definição na solução do problema;

Por isso os resultados esperados não apenas serão positivos e os funcionários terão orgulho deles

2 – Ter a determinação de que o problema pode ser solucionado.

Mesmo quando os problemas parecem difíceis, de fato não quer dizer que são realmente insolúveis.

A diferença entre o sucesso e o fracasso pode ser de um passo.

Para dar este último passo é preciso ter coragem, determinação, persistência, etc.

3 – Ter modéstia e humildade.

Se há algum problema evidente, a pessoa envolvida precisa reconhecê-lo humildemente e ao mesmo tempo refletir e admitir sua própria responsabilidade.

4- Ser organizado e disciplinado.

Se não houver organização e autodisciplina, as medidas para a solução dos problemas serão ineficazes e além disso as condições melhoradas reverterão ao seu estado original insatisfatório.

5 – Buscar um equilíbrio com o custo.

A questão do custo precisa sempre ser levada em consideração. Portanto não há erro nenhum em tentar sempre o maior efeito com o menor custo. Os melhores planos têm normalmente um bom efeito pois com custos mínimos ou irracionais e isto se aplica a um número surpreendente de problemas.

6 – Enfatizar o local de trabalho e os objetivos reais.

Não deixar de ir ao local do problema com presteza para examinar objetos reais. Imediatamente implementar a ação corretiva, a fim de no momento adequado, quando os problemas ocorrem e forem detectados.

7 – Acumular experiencias.

Uma pessoa não consegue, bem como, mesmo que de imediato, dominar toda a metodologia para solução de problemas. Somente se iniciará o domínio da metodologia após duas ou mais experiências. Assim sendo o significado da solução de problemas é mais bem compreendido quando praticado repetidamente. E além disso depois de cada exercício, mesmo que estará apto para o próximo.

8 – Raciocinar em grupo.

O grupo aumenta  sua capacidade para ponderar e refletir quando discute as idéias entre si. Ou seja, Não será um simples somatório das capacidades das partes. A sinergia (1+1>2) usada poderá mostrar muito mais.

E quais são as etapas da metodologia 8D para solução de problemas?

A metodologia 8D serve para tratamento de problemas e análise de falhas, pois seja em produtos, serviços e processos e está dividido em 8 etapas ou disciplinas.

1. Formação da equipe.
2. Descrição do problema.
3. Implementação de ações de bloqueio (de contenção, interina ou disposição).
4. Definição das causas básicas (causa raízes).
5. Definição das ações corretivas permanentes.
6. Implementação e verificação da eficácia das ações corretivas permanentes.
7. Prevenção da reincidência.
8. Revisão final e reconhecimento da equipe.

Quais os obstáculos mais comuns?

Os principais obstáculos para uma análise de falhas bem sucedida com toda a certeza são:

1. Falta de uma metodologia adequada (processo lógico e disciplinado).
2. Descrição incompleta do problema (falta de informações).
3. Pressão da gerência e precipitação na solução da falha.
4. Causa raiz (causa básica) mal identificada.
5. Falta de capacidade técnica para resolver o problema, ou seja, falta de domínio tecnológico.

O método 8 DISCIPLINAS antes de tudo ajuda a remover estes obstáculos, principalmente os primeiros, sem dúvida, porque é uma técnica que nos permite abordar os problemas de forma ordenada, disciplinada, racional e até mesmo científica.

É importante observar que, mais do que apenas uma técnica, a metodologia 8D é uma filosofia de trabalho com o propósito de solucionar problemas. Desse modo com o seu uso ordenamos a nossa forma de agir, de tal forma que aumentando a qualidade e a produtividade das nossas atividades.

Para sucesso da metodologia 8D por isso é obrigatório que as oito etapas sejam realizadas na seqüência relacionada acima.

“A arte do progresso consiste em manter a ordem durante as mudanças e promover mu-danças no período de estabilidade.”

Alfred Whitehead

“Quando você acredita que não têm problemas, o progresso pára e inicia-se a decadência”

Kaoru Ishikawa

Solução de problemas deve-se estar sempre alerta para:

1. coletar os dados certos;
2. ter sempre claros os objetivos da coleta de dados e certificar-se de que a amostragem utilizada é capaz de revelar os dados;
3. estratificar os dados coletados;
4. não confundir problema com causa de problema;
5. considerar como falsos os dados sem dispersão;
6. certificar-se de que o método estatístico utilizado é capaz de revelar os fatos;
7. comparar sempre os dados coletados com um outro instrumento que mostre a situação como resultado um todo

( um histograma ou uma folha de verificação, por exemplo);

8. ser seletivo na identificação das causas que compensem bloquear;
9. não tentar atacar todas simultaneamente. Dar preferência aos poucos vitais.

Definições

Problemas

“As falhas são o combustível do sucesso.”

Ishikawa

1. É o resultado indesejável de um trabalho ou de um processo, já que eventualmente reflete a insatisfação do cliente com o produto ou serviço.

2. É o desvio entre o planejado e o realizado

1. É às vezes o diferencial entre o nível operacional praticado e o melhor nível operacional desenvolvido pelo concorrente.

2. É um indicador de desempenho com qual não estamos satisfeitos.

3. É uma não-conformidade.

Resolução de Problemas

É o esforço feito  a fim de eliminar, bem como reduzir ao mínimo, a diferença entre o desejável e o real. Em síntese o que soluciona os problemas não apenas são as ferramentas, mas sim o método. As ferramentas são simplesmente instrumentos que facilitam a solução do problema.

Trabalho em Equipe - Metodologia 8D

Sabemos uma vez que quando implementado corretamente a metologia 8D, possui retornos rápidos e significativos na corporação visto que
será possível identificar de forma rápida e efetiva um problema assim como conseguir resolve-ló de forma eficaz.

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