MASP é um processo de melhoria que possui 8 etapas para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas.
INTRODUÇÃO
O MASP, Método de Análise e Solução de Problemas, apresentado neste artigo é um método comumente conhecido no Japão como “QC Story” e divulgado no Brasil pela Fundação Christiano Ottoni.
O Método de Análise e Solução de Problemas – MASP deve ser usado quando:
A não-conformidade apresenta causas crônicas (causas comuns), não sendo imediata a identificação da causa fundamental. Esse fato pode ser observado quando:
- Fichas de Ação Corretiva (FACs) são encerradas como não eficazes,
- não-conformidades cujas causas envolvem mais de um órgão da Empresa;
- se desejar introduzir melhorias em um processo já estabilizado, ou seja quando
- se alterar a meta de um indicador de desempenho de forma que os valores atuais estejam fora da meta;
- a gerência decidir melhorar um processo qualquer, até então com bom desempenho.
O Método de Análise e Solução de Problemas – MASP não deve ser usado quando a causa de uma não-conformidade é conhecida (causa assinalável). Neste caso, deve-se determinar a causa e as ações corretivas utilizando as principais ferramentas da qualidade.
Na solução de problemas deve-se estar sempre alerta para:
- coletar os dados certos usando a estratificação e a folha de verificação;
- ter sempre claros os objetivos da coleta de dados e certificar-se de que a amostragem utilizada é capaz de revelar os dados;
- estratificar os dados coletados;
- não confundir problema com causa de problema;
- considerar como falsos os dados sem dispersão;
- certificar-se de que o método estatístico utilizado é capaz de revelar os fatos;
- comparar sempre os dados coletados com um outro instrumento que mostre a situação como um todo (um histograma ou uma folha de verificação, por exemplo);
- ser seletivo na identificação das causas que compensem bloquear;
- não tentar atacar todas simultaneamente. Dar preferência aos pouco vitais.
Etapas do Método de Análise e Solução de Problemas – MASP
O Método de Análise e Solução de Problemas MASP, é uma metodologia para a solução de problemas e tem por objetivo modificar uma situação para melhor, seguindo o Ciclo PDCA.
Etapas do Método de Análise de Solução de Problemas – MASP relacionadas ao Ciclo PDCA
Etapa 1 – Identificação do problema | ||
Definir claramente o problema e reconhecer sua importância e formar uma equipe multifuncional para que se chegar mais rapidamente a solução desejada. | ||
Passo | Atividade | |
1.1 | Escolha do problema Problema é o resultado indesejado de um processo ou atividade dentro de um processo. Pode afetar a Qualidade, Custo, Atendimento, Moral ou Segurança | |
1.2 | Histórico do problema Históricos de manutenção (preventivas e corretivas), relatórios de inspeção e relatórios de operação | |
1.3 | Perdas e ganhos viáveis Históricos de manutenção (preventivas e corretivas), relatórios de inspeção e relatórios de operação | |
1.4 | Análise de Pareto Utilizar a ferramenta da qualidade Gráfico de Pareto | |
1.5 | Nomear Responsáveis Uma pessoa ou um Grupo + Líder. Definir prazo aproximado da análise usando a ferramenta da qualidade 5W1H.
| |
Etapa 2 – Observação | ||
Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. | ||
Passo | Atividade | |
2.1 | Coleta de dados | |
2.2 | Observação no local | |
2.3 | Estimativa de cronograma, orçamento e meta | |
Etapa 3 – Análise | ||
Descobrir as causas fundamentais do problema. | ||
Passo | Atividade | |
3.1 | Identificação das possíveis causas | |
3.2 | Análise das causas | |
3.3 | Teste de consistência das causas | |
Etapa 4 – Plano de ação | ||
Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais do problema. | ||
Passo | Atividade | |
4.1 | Definição das ações a implementar | |
4.2 | Elaboração do Plano de Ação | |
Etapa 5 – Ação | ||
Bloquear as causas fundamentais do problema. | ||
Passo | Atividade | |
5.1 | Treinamento | |
5.2 | Execução da Ação | |
Etapa 6 – Verificação | ||
Verificar se o bloqueio foi efetivo. Caso negativo retorne à Etapa 2 – Observação: senão prossiga. | ||
Passo | Atividade | |
6.1 | Comparação dos resultados | |
6.2 | Listagem dos efeitos secundários | |
6.3 | Avaliação da eficácia da solução | |
Etapa 7 – Padronização | ||
Prevenir contra o reaparecimento do problema. | ||
Passo | Atividade | |
7.1 | Elaboração ou alteração do procedimento | |
7.2 | Comunicação | |
7.3 | Educação e treinamento | |
7.4 | Acompanhamento da utilização do procedimento | |
Etapa 8 – Conclusão | ||
Recapitular todo o processo de solução do problema para aprimorar trabalhos futuros. | ||
Passo | Atividade | |
8.1 | Relação dos problemas remanescentes | |
8.2 | Proposta futura | |
8.3 | Reflexão |
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1 comentário em “MASP – Método de Análise e Solução de Problemas: conheça suas 8 etapas”
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