ISO 9001:2015 Requisito 5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

Introdução ao artigo

O artigo aborda a aplicação da ISO TS 9002:2016 ao item 5 Liderança ISO 9001:2015, 5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

Texto da norma ISO 9001:2015

5. Liderança

5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

A Alta Direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.

A Alta Direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para:

  1. Assegurar que o sistema de gestão da qualidade esteja conforme com os requisitos desta Norma;
  2. Assegurar que os processos entreguem suas saídas pretendidas;
  3. Relatar o desempenho do sistema de gestão da qualidade e as oportunidades para melhoria (ver 10.1), em particular para a Alta Direção;
  4. Assegurar a promoção do foco no cliente na organização;

Assegurar que a integridade do sistema de gestão da qualidade seja mantida quando forem planejadas e implementadas mudanças no sistema de gestão da qualidade.

Texto da norma ISO TS 9002:2016

5. Liderança

5.3 Funções, responsabilidades e autoridades da organização

A finalidade deste requisito é que a alta direção atribua os papéis relevantes em relação ao sistema de gestão da qualidade, a fim de garantir a eficácia e a obtenção dos resultados pretendidos. A alta direção precisará estabelecer responsabilidades e autoridades específicas para as funções e garantir que as pessoas da organização compreendam e estejam cientes de suas atribuições através de atividades de comunicação eficazes.

Responsabilidades e autoridades podem ser atribuídas a uma ou mais pessoas. Eles devem ser capazes de tomar decisões e efetuar mudanças na área e / ou processos aos quais foram designados. É essencial enfatizar que, embora a autoridade possa ser delegada, a responsabilidade geral e a responsabilidade pelo sistema de gestão da qualidade permanecem com a alta direção.

Para as normas ISO 9001: 2015 [28], 5.3, pontos a) a e), as responsabilidades e autoridades devem ser atribuídas para o seguinte:

  1. Assegurar que o sistema de gestão da qualidade esteja em conformidade com os requisitos da ISO 9001 para funções específicas, tais como auditores internos, ou para revisão da gestão;
  2. Assegurar que os processos estão a produzir os resultados pretendidos; esta ação poderia ser atribuída a mais de uma pessoa que cada um teria responsabilidades diferentes, como monitorar os objetivos de qualidade, determinar se os processos estão atingindo os resultados pretendidos ou realizar auditorias internas;
  3. Relatório sobre o desempenho do sistema de gestão da qualidade; este relatório é tipicamente realizado como parte do processo de revisão da gestão (ver ISO 9001: 2015 [28], 9.3); pode ser atribuída a uma pessoa a responsabilidade de coordenar os relatórios, sendo as outras pessoas responsáveis pela elaboração de relatórios sobre processos específicos do sistema de gestão da qualidade;
  4. Promover uma orientação para o cliente (ver ISO 9001: 2015 [28], 5.1.2); esta responsabilidade é normalmente atribuída à pessoa que é responsável pela comunicação com os clientes e garantir que quaisquer problemas sejam resolvidos; esta pessoa é frequentemente parte do serviço ao cliente ou função de qualidade;
  5. Manter a integridade do sistema de gestão da qualidade quando são feitas mudanças como a implementação de um novo sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP), a decisão de terceirizar o processo de design e desenvolvimento, o crescimento devido a novas oportunidades de mercado, Uma fusão ou uma aquisição; Esta responsabilidade é normalmente atribuída à pessoa(s) responsável(is) pela garantia de que o sistema global de gestão da qualidade é mantido e que tem a capacidade de assegurar que as mudanças não sejam planejadas sem considerar seu potencial impacto;
  6. Em algumas organizações, pode haver um número limitado de pessoas com a competência necessária disponível para executar as tarefas exigidas; pode ser útil planejar o compartilhamento de papéis e responsabilidades. Tais planos são valiosos durante os feriados, quando os gerentes estão longe da instalação ou em casos de acidente ou doença, e;

A alta direção deve determinar como comunicar as funções, responsabilidades e autoridades relevantes. Isto pode ser através da utilização de informação documentada relevante, e. Descrições de cargos, instruções de trabalho, instruções de serviço, organogramas, manuais, procedimentos

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