Coretools

No final dos anos 80 as montadoras americanas (Ford, GM e Chrysler) criaram uma força tarefa com o objetivo de desenvolver uma sistemática para reduzir o número de sistemas paralelos de desenvolvimento de fornecedores.

Essa sistemática foi denominada Quality System Requirement conhecida como QS 9000, que além de proporcionar uma forma unificada de avaliar os sistemas de Qualidade dos fornecedores, também visava uma redução dos custos envolvidos com auditorias e avaliações da cadeia de fornecedores.

Para harmonizar a comunicação com a cadeia produtiva, a força tarefa desenvolveu alguns manuais técnicos de planejamento, execução e análise para ajudar os fornecedores a desenvolver-se, melhorar seus sistemas de gestão e atender de forma mais eficaz os requisitos da QS 9000.

As obras técnicas foram denominadas CORE TOOLS, que em uma tradução livre pode ser entendido como Ferramentas Essenciais para o Sistema de Gestão de Qualidade dos fornecedores que também são conhecidas como 5-Pack ou blue books. Estas ferramentas são citadas na ISO/TS 16949 com o nome de manuais de referência.

Os manuais estão divididos em 5 pacotes ou assuntos, como descrito abaixo:

1. APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle);
2. FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha Potencial);
3. MSA (Análise dos Sistemas de Medição);
4. CEP (Controle Estatístico de Processo);
5. PPAP (Processo de Aprovação de Peça de Produção).

Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.

Receba as nossas novidades e ofertas

error:
Rolar para cima