10 principais ferramentas da Gestão da Qualidade

Você conhece as 10 principais ferramentas para serem usadas na Gestão da Qualidade?

Cada uma das ferramentas da qualidade tem uma finalidade específica, dentro do process da gestão de qualidade. O gráfico de Pareto, por exemplo, hierarquiza as possíveis causas de um problema, das mais para as menos significativas. O diagrama de causa-e-efeito (Ishikawa) é usado para ajudar a identificar as causas de um problema. Neste artigo iremos apresentar as ferramentas e daremos uma breve introdução sobre cada uma delas.

As ferramentas, dessa forma se completam e nenhuma delas, individualmente, é suficiente para a solução de um problema. O domínio de todas elas, portanto, é indispensável para a monitoração e correção dos processos de trabalho .

No entanto, mais importante do que o conhecimento de cada técnica individual é o desenvolvimento do pensamento estatístico . Hitoshi Kume destaca as seguintes 4 “máximas do modo de pensar estatístico”.

Kaoru Ishikawa resume as principais características do pensamento estatístico da seguinte forma:

Ferramentas da Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Habitue-se a discutir os problemas com base nos dados e respeite os fatos que eles revelam.

O pensamento estatístico é um tipo de sensibilidade, de comportamento que as pessoas precisam desenvolver para se tornarem “solucionadores de problemas “ cada vez mais competentes.

As 10 principais ferramentas da gestão da qualidade para serem usadas são:

 

01 – BRAINSTORMING

É uma técnica de reunião de grupo, criada por Alex Osborn, destinada a estimular a criatividade e obter-se o maior número  possível de idéias e sugestões em curto espaço de tempo. Baseia-se na criatividade livre, sem censura, devendo separar a GERAÇÃO DE IDÉIAS de sua avaliação e utilização no processo da gestão da qualidade.

02 – ESTRATIFICAÇÃO

Consiste na divisão de um grupo de dados em diversos subgrupos com base em fatores apropriados, os quais são conhecidos como fatores de estratificação. As principais causas de variação que atuam nos processos constituem possíveis fatores de estratificação de um conjunto de dados.

03 – GUT

Método desenvolvido por Kepner-Tregoe.

A sigla GUT representa as iniciais das palavras:

G = Gravidade
U = Urgência
T = Tendência

04 – REI

É um método semelhante ao GUT em sua forma de execução.

A sigla REI representa as iniciais das palavras:

R = Resultado
E = Execução
I = Investimento

05 – FLUXOGRAMA

O fluxograma é uma maneira gráfica de visualizar as etapas de uma processo. Existem muitos estilos que podem ser usados para desenhar um fluxograma. Alguns usam figuras, outros usam símbolos de engenharia e outros usam apenas quadrados ou retângulos para todo o diagrama. Não há uma maneira certa ou errada de mostrar a informação. Assim como verdadeiro teste de um fluxograma é o entendimento daqueles que o utilizam e executa.

06 – FOLHA DE VERIFICAÇÃO

A folha de verificação é um formulário para o registro sistemático de dados,  descomplicado e rápido, facilitando o uso imediato deles e, em alguns casos, sua análise instantânea.

Além da agilidade de coleta de dados e a possibilidade de sua análise imediata, duas outras grandes vantagens do uso dessas folhas são:

Registro histórico do desempenho de um processo

A série de folhas de verificação preenchidas para um determinado processo é uma informação confiável sobre o processo.  São dados e fatos que comprovam o que o processo pode efetivamente render.

Ferramenta de transição

A folha de verificação é a “ferramenta de transição de nenhum dado para o uso eficaz de métodos estatísticos”. É o primeiro passo para se instalar o controle de qualidade baseado em dados e fatos e a mentalidade do pensamento estatístico.

07 – HISTOGRAMA

O histograma é um gráfico de barras que visualiza a forma que tomam os resultados dos processos. Como esses resultados são geralmente medidos (= dados contínuos), o histograma é uma maneira gráfica de exibir informações numéricas sobre a distribuição de freqüência desses dados.

08 – DIAGRAMA DE PARETO

O gráfico de Pareto é um tipo especial de gráfico de barras verticais, utilizado para ressaltar a importância relativa de vários problemas ou situações, com o objetivo de identificar os problemas prioritários que deverão ser solucionados e também de detectar a causa básica de um problema.

09 – DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

A saída ou resultado de um processo pode ser atribuído a uma grande quantidade de fatores, e uma relação de causa-e-efeito pode ser encontrada entre esses fatores. Pode-se determinar a estrutura ou uma relação de causa-e-efeito múltipla assim como observando o processo sistematicamente. É difícil resolver problemas complicados sem considerar esta estrutura, a qual consiste em uma cadeia de causas e efeitos, e um diagrama de causa-e-efeito é um método simples e fácil de representá-la.

10 – 5W1H

É um checklist utilizado para elaboração de planos de ação para execução de qualquer projeto ou tarefa para garantir que a operação seja condizida sem dúvidas por parte da chefia e dos subordinados.

As letras têm o seguinte significado:

Método 5w1H - Gestão da Qualidade

Com isso concluímos quais são as 10 principais ferramentas da gestão da qualidade que podem ser aplicada. Em breve estaremos escrevendo
em detalhes uma a uma. Assim você poderá aprofundar seus conhecimentos em cada uma e aplicar nos seus processos.

Recomendamos também a leitura de outros 2 artigos:

Artigo 01: 10 CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA PERFEITA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Artigo 02: O QUE É E COMO APLICAR A METODOLOGIA 8D (PROBLEM SOLVING), PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Além do artigo, recomendamos o curso de: Como resolver problemas em 8 passos – Metodolodia 8D disponível na plataforma da Udemy!

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1 comentário em “10 principais ferramentas da Gestão da Qualidade”

  1. Pingback: MASP - Método de Análise e Solução de Problemas: conheça suas 8 etapas - DOUTOR GESTÃO

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